quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A Morte sem Sofrimento

Seríamos capazes de executar uma vida sem o dano do sofrimento?
Existe a possibilidade de um ser, que deseja seguir vivendo, não sofrer qualquer desconforto ao ser privado de sua vida?

Não vamos ouvir um peru discutir Peter Handke para convencer de suas idéias, mas de forma alguma devemos ignorar que todos os animais possuem o desejo a vida e por conseqüência o medo da morte. Buscar formas indolores para acabar com suas vidas é o mesmo que anestesiar a mulher que será lapidada e permitir que a condena islâmica prossiga.

Consideramos a vida como o bem mais valioso, essa premissa é na verdade o ponto de partida de toda a argumentação antropológica moderna, nossa sociedade não existiria se não fossemos concordantes e defensores dessa idéia. No entanto, quando nos referimos a vidas não humanas seu valor despenca cosmicamente, passando a ficar inferior a um momento de prazer numa boca calada.

Reclamar seu direito a vida mas arrancar as de outros animais por não identificar um valor semelhante denota um desvio de caráter fatalmente dominante entre os humanos mas que em algum momento, no futuro, há de cair por terra.

O sofrimento da dor e da tortura são inaceitáveis, porém uma morte desprovida desses elementos segue sendo uma morte trágica.

Pense nisso durante seu almoço hoje.

Um comentário:

  1. Qual é a soluçao? ficar apontando o que esta errado é facil mas dar soluçoes ai meu amigo complica ficar de bla bla bla sem açoes eu tenho a resposta deveriamos comer capim com cuidado para não mastigar insetos beber agua e não usar roupas calçados casas carros telefones nada que viesse da destruiçao de vidas ou da natureza voce faz isso? ou é um daqueles que faça o que falo mas não o que faço voce tem carro casa .

    ResponderExcluir