quinta-feira, 16 de abril de 2009

A lei dos meus sonhos (ou quase)

Ajude a aprovar a lei que esclarece produtos veganos




Poucas ações são tão diretas e imediatamente eficazes na luta em defesa aos animais quanto o simples fato de tornar-se vegano.

Vegano é todo aquele que não consome produtos de origem ou exploração animal como carnes, derivados lácteos, ovos, artigos em couro, produtos desenvolvidos sob vivissecção (testes em animais), etc...

O problema que enfrenta nos primeiros dias, aquele que se torna vegano, é encontrar produtos que possam ser consumidos, assim o que seria uma breve visita ao mercado para comprar alguns itens cotidianos pode se tornar horas de leitura e dezenas de dúvidas.
Seria fantástico se houvesse uma forma de identificar, seja com um pequeno símbolo na embalagem ou outra indicação todos aqueles produtos não veganos... pois é bem possível que o Brasil seja pioneiro nessa idéia e você pode ajudar muito!

Um projeto de lei foi apresentado em fevereiro desse ano para alteração do artigo sexto do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) para incluir, no rol de direitos dos consumidores, “a informação, em rótulo ou etiqueta, sobre a existência de componentes de origem animal em alimentos e roupas”, e também ainda pode receber o implemento de exigir a identificação de produtos desenvolvidos com a utilização de vivissecção.

O autor da lei é o Senador Expedito Júnior (PR-RO) E-mail: expedito.junior@senador.gov.br e ganha minha admiração e respeito por esse ato.

No site Vista-se há informações detalhadas, notícias e o artigo para ser lido (na minha opinião um dos melhores sites sobre vegetarianismo em todos os idiomas) e também um simples e funcional formulário que permite enviar em poucos segundos um email de apoio a lei diretamente para o senado .

Apóie e divulgue!
Só poderia ser uma lei melhor se fechasse de vez os matadouros, granjas e laboratórios especistas... mas chegaremos lá.


Um comentário:

  1. Gostaria de dar os parabéns pelo blog e dizer que coloquei links no Cadastro dos vegetarianos :
    www.cadastroveg.org ; no blog : http://condutavegetariana.blogspot.com/ na parte de blog e na red e social do Cadastro-veg: http://cadastroveg.ning.com/ .Parabéns. Eliane

    ResponderExcluir